sábado, 26 de março de 2011

Minhas Guitarras





Minha primeira guitarra foi uma Golden Strato vermelha com escudo preto e escala clara. Comprei ela em 1989, na Guitarra de Prata, tradicional loja de instrumentos musicais no Centro do Rio. Na época, não havia muita oferta de instrumentos musicais de qualidade no mercado, os tempos eram outros e os poucos bons instrumentos que haviam, custavam muito caro.
Essa guitarra era razoável, mas serviu. Era iniciante, ainda estava aprendendo a tocar (e ainda continuo... rs). Tive ela até 1993 quando vendi para um amigo.

A segunda guitarra que tive foi feita por meu ex-professor de música Adalberto, que também era luthier. Na época, tentei imitar o modelo da guitarra do Wander Taffo. O desenho, obviamente, não ficou perfeito e eu não gostei muito, principalmente da pintura. Isso foi em 1993.
Como também não tinha muita grana, comprei peças um pouco melhor mas que não eram muito caras. Coloquei uma ponte Sigma (que era a imitação nacional da Kahler) e um captador DiMarzio Paf Pro (esse sim era um excelente captador).
Porém, não fiquei muito tempo com essa guitarra. Em 1995 comprei outra guitarra, troquei o captador e vendi ela.

A minha terceira guitarra foi um Golden modelo exportação, com Floyde Rose e tarraxas douradas. Na época, achei o modelo parecido com o do Joe Satriani (acho que forcei a barra... rs). Nela eu instalei o captador DiMarzio Paf Pro e a guitarra ficou com um timbre bem bacana. Ainda não era nenhum guitarrão, mas já dava pro gasto.
Fiquei com ela até 1999 quando vendi e comprei minha quarta guitarra.

Minha quarta guitarra foi comprada em 1999, uma Samick 7 cordas, modelo SFR-777. Minha primeira guitarra de 7 cordas... Uma excelente guitarra comparando o custo benefício. Tenho ela até hoje.
Ela tem uma ponte Floyde Rose, tem uma madeira leve, é confortável de tocar, o braço é bem ergonômico. Porém fiz algumas modificações ao longo do tempo. Ela veio com captadores Duncan Design que eram bons. Gravei as músicas do Reverzo, em 2004, com eles. Mas depois troquei o captador da ponte por um DiMarzio Evolution (um excelente captador) e, mais algum tempo depois, o da ponte por um DiMarzio Blaze (outro excelente captador).
Atualmente essa guitarra está com um set com o DiMarzio Evolution na ponte e DiMarzio AirNorton 7 no braço (outro excelente captador). Acho que já deu pra perceber que sou fã dos captadores DiMarzio... rs. Depois vou colocar algumas informações e dicas sobre esses captadores aqui no blog...


Minha quinta guitarra foi uma Crafter Convoy FM. Uma boa guitarra, com um ótimo timbre para som limpo. É confortável e tem uma ótima ergonomia no braço. Comprei ela em 2007 e continua comigo até hoje.
Ela continua toda original. Os captadores são os mesmos 2 humbucking que vieram com ela, da própria Crafter. Na verdade, gostei dela desde a primeira vez que vi porque parecia com o modelo das guitarras PRS. A pintura dela também é bem bonita.

Minha sexta guitarra foi uma Tagima Strato 735S. Uma guitarra barata e com um visual bem bacana, tenho comigo até hoje. Quando comprei ela em 2008, acho que estava um pouco nostálgico por lembrar da minha primeira guitarra, queria voltar a tocar com uma Strato com captadores Single. Mas logo depois de comprar me lembrei do inconveniente desses captadores, o barulho de hum que eles fazem. Não demorou muito e troquei os captadores (e o escudo também) por dois humbucking. Coloquei um DiMarzio Evolution na ponte e um DiMarzio Paf Pro no braço (também estava nostálgico pelo primeiro DiMarzio que tive... rs).


Minha sétima guitarra foi uma Schecter Omen Extreme de 7 cordas. Uma ótima guitarra com bastante estabilidade devido a ponte fixa. Comprei ela no final de 2008 e estou com ela ainda. Ela veio com captadores da própria Schecter que eu achei bem ruins (talvez já esteja acostumado com o som do DiMarzio... rs). Não demorou muito, troquei os captadores e coloquei dois DiMarzios nela, um Evolution na ponte e um Paf 7 no braço.


Minha oitava guitarra foi uma Ibanez S7320 também de 7 cordas. Uma excelente aquisição. Acredito que seja a realização de um sonho... Finalmente eu tenho uma Ibanez!! Sempre quis ter uma, desde quando vi as que Steve Vai e Joe Satriani usavam... Mas não queria ter uma qualquer. Tinha que ser um modelo que eu gostasse... Foi quando me lembrei do modelo S que o Alex Skolnick usava a tempos atrás e, quando vi uma foto do Tony MacAlpine com essa guitarra, fui na loja, perguntei o preço e estava bem acessível, então comprei. Isso foi em 2010, no final do ano passado.
É um guitarrão, posso dizer com propriedade. O que me fez decidir por esse modelo foi a ponte Zero Edge que ela tem. Na minha opinião, foi a melhor ponte que inventaram. Uma evolução!! Tem a estabilidade de uma guitarra de ponte fixa por causa do sistema Zero Edge e, ao mesmo tempo, a flexibilidade da ponte flutuante. Ela veio com um set de captadores da própria Ibanez, o Axis Seven (AH17 no braço e AH27 na ponte), porém como eu tinha outros captadores DiMarzio resolvi trocá-los. Atualmente, ela está com o DiMarzio Evolution na ponte o DiMarzio Blaze no braço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário