DICA: CONFIGURANDO O ZOOM G9.2TT COM O SOM DO MESA BOOGIE DUAL RECTIFIER
Minha busca incansável por um timbre de guitarra mais
encorpado que mescle agressividade em certos momentos e suavidade em outros me
fez descrever estas dicas sobre a Zoom G9.2tt.
Antes de qualquer coisa, gostaria de esclarecer que o
primeiro passo para se extrair um bom som de qualquer tipo de amplificador,
pedaleira ou pedal é ter uma guitarra com bons captadores. Acredito que você já
deve ter ouvido que a madeira da guitarra é que influencia no som da mesma, ou
que o tipo de braço, se é aparafusado, colado ou inteiriço, é que vai mudar o
som da guitarra. Até certo ponto é verdade, mas na minha opinião, os captadores
influenciam muito mais.
Eu utilizo captadores DiMarzio nas minhas guitarras. Antes
não conseguia bom sons, mas desde que passei a usar esses captadores notei de
imediato que há uma melhora significativa no som da guitarra com a mudança do
captador. Todas as minhas guitarras são modificadas, tendo instalados os
captadores DiMarzio nelas.
Bom, acho melhor não me estender muito nesse assunto pois
isso já faz parte de uma outra dica. Vamos então para as dicas de configuração
da Zoom G9:
SAÍDA DE AUDIO
O primeiro passo é a configuração da saída de áudio da
pedaleira. Para isso, clique no botão AMP SELECT próximo ao visor da pedaleira. Eu
utilizo a saída FRONT.
Depois, vá na parte traseira, próximo a conexão do plug de
saída e veja que tem um botão -10dBm e +4dBm. Eu testei o som com os dois tipos
e vi que o melhor é a opção -10dBm.
VÁLVULAS
As válvulas da pedaleira tem uma certa influência no som.
Elas tem a função de esquentar o timbre, melhorar harmônicos e tornar o som
mais orgânico e menos digital.
EQUALIZAÇÃO
Outro passo é a configuração da equalização do timbre de PreAmp. Neste
caso eu utilizo bastante médio, pouco grave e agudo. O grave serve para embolar
o som, enquanto o agudo faz com o que o som fique sem peso, parecendo um
radinho de pilha, por isso o bom mesmo são os médios.
Na minha configuração, o grave fica em torno de -3, os
médios em torno de +6 e +12 e o agudo próximo de +1, já os harmônicos estão
regulados perto do +3 como demonstrado na figura abaixo.
GAIN E VOLUME
Gain e Volume da distorção também é um diferencial enorme.
Muita gente deve achar que o Gain faz com que o som fique mais pesado e com
mais sustain. Na verdade, isso é besteira, na minha opinião, Gain demais faz
com que o som fique mais embolado, mais suscetível a barulhos indesejáveis como
microfonia e hum.
No meu caso, eu configurei a minha distorção com algo em
torno de 25% de Gain na distorção que uso para base e no máximo em 40% para a
distorção que uso para solo.
O volume da distorção foi pode variar dependendo do tipo de
amplificador em que eu for plugar a guitarra. Como eu plugo a guitarra
diretamente na mesa para fazer as minhas gravações, eu utilizo o volume em
torno dos 90%.
Segue abaixo um video com o som que extraí da pedaleira utilizando essas dicas:
Segue abaixo um video com o som que extraí da pedaleira utilizando essas dicas:
Bom, a princípio é isto! Espero ter ajudado!
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